top of page
Foto do escritorEletrica Seg

Você sabe oque e DHCP?



Primeiramente oque significa DHCP, a sigla significa (Dynamic Host Configuration Protocol).


Esse protocolo trata-se de uma ferramenta pela qual computadores e outros dispositivos conectados a uma rede usam para obter um endereço de IP automaticamente, associando MAC a um endereço de IP valido, mas oque significa IP? A sigla vem da palavra em inglês ( internet protocol).


Qual é a história do protocolo DHCP?


o DHCP é uma evolução do protocolo BOOTP. Trata-se de uma ferramenta muito utilizada nos sistemas operacionais Linux, que permitia configurar automaticamente computadores e impressoras na rede compartilhada.


Entretanto, o protocolo BOOTP era bem limitado porque não se mostrava eficiente para configurar redes de dados muito grandes. Com isso, um grupo chamado IETF (Internet Engineering Task Force) desenvolveu um protocolo novo para superar as limitações do BOOTP, Desse modo, nasceu o protocolo DHCP.


Como e formada a estrutura DHCP?

a estrutura e formada através do.


-Servidor DHCP

-Cliente DHCP

-Escopo

-Superescopo


Servidor DHCP

Trata-se do computador com o serviço DHCP instalado e configurado. No sistema operacional Windows, depois de instalar o DHCP, é necessário inserir uma autorização no Active Directory.


Cliente DHCP

São os dispositivos de rede que puxam as configurações do TCP/IP via servidor DHCP. Alguns exemplos de clientes DHCP são as estações de trabalho com Windows 10, as máquinas Linux e as impressoras com placas de rede com DHCP já configurado.


Escopo

Trata-se do intervalo completo dos possíveis endereços IP de uma rede. Por exemplo: a faixa de endereços entre 10.10.10.150 a 10.10.10.200 na rede 10.10.10.0/255.255.255.0.


Superescopo

É um agrupamento de vários escopos para prover suporte às várias sub-redes IP lógicas da mesma sub-rede física. Eles têm apenas uma lista de escopos associados ou escopos filhos ativáveis em conjunto.


Como o DHCP funciona?


O DHCP combinado com diferentes protocolos de rede permite endereços IP diferentes para cada conexão de internet. Utiliza-se, para tanto, as arquiteturas do modelo cliente-servidor.

Primeiramente, o cliente se conecta a uma rede e envia um pacote com um pedido de configuração de endereço IP. O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de endereços disponíveis com os parâmetros: gateway padrão, nomes de domínios e DNS.


Vale lembrar que o servidor DHCP distribui os endereços IP e serve de base para todos os pedidos DHCP dos computadores clientes. Logo, esse servidor precisa de um IP fixo.


Quais são os modos de funcionamento do DHCP?


Quando o servidor DCHP recebe o pedido, ele disponibiliza os endereços e as configurações para a máquina do cliente. Opera-se de 3 formas: automática, dinâmica e manual.


Automática

No modo automático, define-se uma quantidade de endereços IP de uma faixa para se utilizar na rede — de 192.168.0.51 a 192.168.0.90, por exemplo. Sempre que um computador solicita uma conexão, designa-se um IP que não está em utilização por outra máquina.


Dinâmica

A configuração dinâmica tem um funcionamento bem parecido com o da automática. A diferença é que a conexão do computador com um endereço IP tem um limite de tempo predefinido, que varia conforme as configurações montadas pelo administrador de rede.

Independentemente do endereço MAC do computador, atribui-se um endereço IP disponível. A ideia é tornar essa configuração mais rápida mesmo.


Manual

Na configuração manual, o protocolo DHCP aloca os IPs de acordo com o MAC (Medium Access Control) das placas de rede. Cada computador utiliza apenas esse endereço IP. A ideia é usar o DHCP manual apenas quando as máquinas precisam de um endereço IP fixo.



Gostou do assunto? Então confira agora nos acompanhe para ficar por dentro dos mais variados conteúdos sobre tecnologia!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page